Saúde

Hortaliças do Manu Manuela abastecem hospital e instituições de Maricá

Na manhã desta quinta-feira (16/02), o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, a LBV e Convento Nossa Senhora do Bom Conselho receberam doações de hortaliças colhidas, na horta comunitária do Manu Manuela. Ao todo, foram distribuídas 31 caixas de couve, cinco de alface lisa, três de salsa, três de rúcula e uma de beterraba.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, ações como esta mostram a importância de se produzir alimentos saudáveis e sem o uso de agrotóxicos. “Nesta madrugada a minha esposa Aline veio para o Hospital Conde Modesto e deu a luz ao meu filho Vitor Hugo. É uma felicidade muito grande saber que ela vai poder consumir alimentos saudáveis que eu ajudei a produzir”, afirmou orgulhoso.

Ainda segundo Julio, no próximo sabádo (17/02), a comunidade da região receberá o segundo módulo do Curso de Capacitação em Produção Agroecológica 2018. “Acabamos de entregar títulos de propriedade para mais de 20 famílias que participaram ativamente desta horta. A ideia é que eles e outras pessoas interessadas façam cada vez mais cursos, o que os permitirá cuidar de suas terras”, comentou.

O primeiro módulo da capacitação aconteceu no dia 27/01, e teve como temática central a produção de mudas e a irrigação. Desta vez, o tema abordado será a comercialização institucional, com foco no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Participaram da iniciativa a primeira dama Rosana Horta e o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan.

A Horta Comunitária do Manu Manuela, foi implantada em junho de 2017, e compreende uma área de  29 mil metros quadrados com duas modalidades de plantio. A horta tradicional, feita em covas, e a que utiliza o formato de mandala.

O projeto foi idealizado pela Prefeitura de Maricá, por meio das Secretarias de Agricultura, Pesca e Pecuária e Economia Solidária, e tem parceria com Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com a associação de moradores do Manu Manuela e a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais de Assentamentos da Reforma Agrária (Cooperar).

Veja Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close