Os Paraísos de Maricá

Nascente é redescoberta nos caminhos de Darwin em Maricá

A cidade de Maricá cada dia mais, vem se superando em suas belezas naturais, o Caminho de Darwin continua sendo uma eterna descoberta. Depois de anos de abandono, o local vem sendo revitalizado graças a uma parceria da Secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O trabalho levou à redescoberta de uma nascente de água límpida, que foi batizada com o nome do histórico expedicionário. A nascente que fica a cerca de 800 metros após um desvio na Trilha do Vaivém, como é chamado o caminho que liga a Rua São Sebastião, no Engenho do Mato, a Itaocaia. entre o Engenho do Mato e Itaocaia (Maricá).

O local, que recebeu sinalização na última semana, teve o percurso revitalizado, com retirada de galhos que obstruíam a passagem e, nas próximas semanas, bancos de madeira serão instalados em volta da nascente. A trilha também recebeu o nome de Darwin.

A trilha será uma oportunidade para que crianças, jovens e adultos conheçam um pouco da sua história no próprio ambiente. Fizemos o manejo e a identificação da fonte, que está em ótimo estado — afirma Bruno Silva, engenheiro florestal da secretaria.

A nascente passou a integrar o catálogo “Águas escondidas”, desenvolvido pela pasta desde o ano passado. O projeto, que tem o objetivo de identificar nascentes nas 36 bacias hidrográficas da cidade, já localizou 20 áreas que passam por processo de georreferenciamento e análise.

Felipe Queiroz, coordenador de pesquisa e manejo do Peset, diz que a nascente Darwin será monitorada e receberá ações de educação ambiental voltadas às crianças:

A proposta é oferecer mais uma opção para quem gosta da natureza. É uma forma de continuarmos contando a história desse lugar e a importância de sua preservação.

 

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close